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Quais são as empresas campeãs de queixas no Procon em Santa Maria

Joyce Noronha

Foto: Joyce Noronha (Diário)

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santa Maria divulgou ao Diário a lista das empresas mais reclamadas pelos consumidores no município em 2018. O levantamento leva em consideração apenas as queixas de Santa Maria em duas plataformas: reivindicações feitas direto na sede do órgão e as queixas registradas no site do governo federal.

A reportagem contatou as assessorias das empresas mais reclamadas, mas seis das 12 instituições não responderam aos questionamentos.

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A coordenadora do Procon municipal e presidente da Associação Gaúcha de Procons, Marcia Moro da Rocha, conta que o órgão atende muitas reclamações de operadoras de telefonia, instituições bancárias e empresas prestadoras de serviços. Porém, reforça que é importante que o consumidor procure resolver o problema com a empresa antes de procurar o Procon.

ALTERNATIVA
Marcia explica que a sede do órgão só pode receber reclamações de produtos ou serviços adquiridos e contratados em Santa Maria. Assim, para os consumidores de cidades que não têm sede do Procon, ela recomenda o site do governo federal como o principal canal para fazer registros das queixas.

AS MAIS RECLAMADAS EM 2018
Ranking das queixas feitas no Procon Santa Maria

1º) Vivo (fixo)201
2º) Oi196
3º) Claro
162
4º) Net86
5º) Tim82
6º) RGE69
7º) Magazine Luiza
54
8º) Carrefour49
9º) Itaú Unibanco
48
10º) Sky46

Total de reclamações*: 2.256

*Inclui todas as empresas reclamadas

Ranking das queixas feitas no site**

1º) Vivo (fixo)643
2º) Net391
3º) Oi (fixo)351
4º) Claro Celular247
5º) Tim176
6º) Caixa Econômica Federal131
7º) Sky108
8º) Oi (celular)98
9º) RGE91
10º) Americanas76
Total de reclamações: 4.474*

*Inclui todas as empresas reclamadas
**Queixas só de Santa Maria

COMO RECLAMAR

No Procon e no site 

  • Antes de procurar o órgão ou de fazer um registro no site, o consumidor deve contatar a empresa a ser reclamada para tentar resolver a situação
  • Este contato é importante, pois um número de protocolo será gerado a cada contato entre cliente e empresa
  • Se os prazos não forem cumpridos pela empresa reclamada, o consumidor deve então procurar o Procon ou fazer a reclamação no site
  • Para registrar a reclamação, ter os números de cada protocolo dá mais embasamento à queixa. Informe ainda um documento da empresa (nota fiscal de produto ou conta de serviço contratado) e documento de identificação

No Procon 

  • Endereço - Avenida Rio Branco, 639, Centro
  • Expediente - Terças, quintas e sextas-feiras, das 8h30min às 12h30min (são distribuídas 60 fichas por dia, até ao meio-dia). Nas segundas e quartas-feiras o atendimento é das 8h30min às12h30min e das 13h30min às 16h30min (são distribuídas 30 fichas por dia até às 16h)
  • Telefone - (55) 3217-1286
  • Mais informações pelo e-mail procon@santamaria.rs.gov.br

No site 

  • Acesse o site
  • Pesquise se a empresa a ser reclamada está cadastrada no site
  • Se a empresa não estiver no site não será possível registrar a reclamação
  • A participação das empresas no site é voluntária e só é permitida àquelas que se comprometem a receber, analisar e investir todos os esforços possíveis para a solução dos problemas relatados pelo consumidor
  • Se a empresa estiver cadastrada, clique no nome da empresa e, em seguida, em "Registrar reclamação"
  • Preencha o formulário como solicitado
  • No site também é possível acompanhar as reclamações registradas por outros consumidores

O QUE DIZEM AS EMPRESAS RECLAMADAS
O Diário entrou em contato com as assessorias das empresas, que pediram as perguntas por e-mail. Abaixo estão as informações passadas pelas empresas na íntegra:

Oi (telefonia fixa e móvel)
"A Oi informa que atua com três frentes de trabalho visando melhorar continuamente o desempenho da companhia: maior eficiência operacional e qualidade nos serviços, aprimoramento do atendimento, e investimento na transformação digital do negócio, com foco na melhoria da experiência. A operadora investiu mais de R$ 201,7 milhões no Rio Grande do Sul de janeiro a setembro de 2018 e implantou oito novos sites de telefonia móvel e mais 1.670 ampliações e modernizações foram realizadas no período. Além disso, 13.382 novas portas para o serviço de banda larga fixa foram implantadas. A Oi oferece cobertura 4G em Santa Maria e em mais 47 cidades gaúchas"

Canais de Atendimento da OI 

  • Endereço 1 - Rua Venâncio Aires, 1.788 (A loja é especializada em venda e pós-venda de serviços Oi, resgate de aparelhos com Oi Pontos, cancelamentos, segunda via de faturas, informações sobre contas e venda de todos os produtos convergentes da Oi)
  • Endereço 2 - Rua Doutor Bozano, 1.167, loja um do Elegância Center Shopping

RGE 
"A RGE esclarece que dispõe de diversos canais de atendimento para que o cliente possa apresentar seus problemas e solicitar solução. A empresa informa que mantém boas relações com os Procons das cidades de sua área de atuação, disponibilizando um atendimento preferencial ao órgão. A RGE esclarece, ainda, que não comenta este tipo de ranking"

Canais de atendimento da RGE 

  • Telefone - 0800-970-0900
  • Site - servicosonline.cpfl.com.br
  • SMS - Envie o código de cliente para o número 27350
  • Aplicativo - Baixe o app CPFL Energia (disponível para Android e iOS)

Carrefour 
"A rede informa que investe cada vez mais na qualidade e rapidez do atendimento aos seus clientes, tendo recebido importantes reconhecimentos sobre a evolução desse serviço nos últimos anos. De qualquer forma, para corrigir e ampliar a qualidade dos seus canais, e consequentemente a satisfação dos consumidores, realiza uma série de iniciativas voltadas aos processos e à experiência de atendimento antes, durante e após as compras. Para isso investe na formação, capacitação e reciclagem de toda a equipe de atendimento e relacionamento, que passam por milhares de horas de treinamentos e cursos de reciclagem a cada ano. Paralelamente, também atua para corrigir eventuais falhas pontuais em suas lojas e e-commerce, sempre com atenção à qualidade dos produtos que comercializa, reduzindo os pontos de atrito para oferecer atendimento personalizado, próximo e eficiente"

Canais de atendimento Carrefour 

  • Telefones - 3004-2222 para regiões metropolitanas e 0800-718-2222 demais regiões
  • Horário de atendimento - De segunda-feira a domingo, das 8h às 21h
  • e-mail - atendimento@carrefour.com.br
  • Chat
  • Pessoalmente - De acordo com o horário de funcionamento de loja. Em Santa Maria o Carrefour é na Avenida Rio Branco, 732 (esquina com a Rua dos Andradas)

Itaú Unibanco 
"Todas as manifestações de nossos clientes, inclusive aquelas apresentadas aos Procons, são cuidadosamente tratadas e utilizadas para melhoria de nossos serviços. O Itaú Unibanco segue trabalhando de forma intensa, com o objetivo de aprimorar a comunicação e a prestação de informações ao consumidor"

Canais de atendimento Itaú 

  • Telefones - Para SAC, com atendimento 24 horas, todos os dias, 0800 728 0728. Para contato com a Ouvidoria, 0800 570 0011, com expediente em dias úteis, das 9h às 18h

Sky 
"A SKY considera o relacionamento com o cliente um dos pilares do seu negócio e mantém uma relação transparente com os órgãos de defesa do consumidor. A operadora investe continuamente em mudanças sistêmicas para atender o seu cliente de maneira mais simples e melhor, buscando sempre o máximo possível de agilidade, simplificação e inovação em seus processos. A empresa valoriza a excelência no atendimento ao consumidor e acredita em sua fundamental importância e, por isso, realiza investimentos constantes na evolução de seus processos e no treinamento de suas equipes, com o objetivo de reduzir ainda mais o número de reclamações. Esses esforços também foram refletidos em levantamento da Anatel que apontou queda de 10,1% no número de reclamações de assinantes SKY nos últimos 12 meses, entre dezembro de 2017 e 2018"

Canais de atendimento Sky 

  • Telefones - Atendimento geral, 0800-707-4004, e SAC, 106 11

Caixa Econômica Federal 
"A Caixa utiliza as demandas registradas pelos seus clientes para a melhoria de processos, serviços e produtos. Periodicamente, o feedback dos consumidores auxilia na implantação de ações de correção pelas áreas gestoras para as devidas adequações ao Código de Defesa do Consumidor, com o objetivo de priorizar a redução das reclamações e aumentar a confiança e a satisfação dos clientes"

Canais de atendimento da Caixa 

  • Telefones - Para Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), 08000-726-0101, e Ouvidoria, 0800-725-74-74
  • Site
  • Facebook
  • Twitter

*A reportagem enviou e-mail, como solicitado, para as assessorias da Vivo, Claro, Net, Tim, Magazine Luiza e Americanas, mas as empresas não responderam

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